sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Le Théâtre du Grand-Guignol apresenta : O primeiro Splatter ao vivo e a atriz mais assassinada da historia

     Conhecido como o Grand Guinol foi fundada em 1897 por Oscar Méténier. Era, na época, o menor teatro em Paris. Construído no século  IX , o prédio tinha sido originalmente uma capela. Depois de ser a casa que pegou fogo , serviu como um estúdio para Georges Rochegrasse, um pintor cuja obra, tais como o infame Rape of the Sabine Women, especializada em horror, brutalidade e detalhe macabro.
Méténier foi sucedido em 1898 por Max Maurey, que completou o Grande Guinol em uma casa de pleno direito de horror. Ele disse ter medido o sucesso de uma peça pelo número de pessoas que desmaiaram durante sua performance.

Havia até mesmo câmaras especiais sob a varanda, onde os membros da audiência poderia recuar, se tornou muito superados pelos horrores que tinham visto no palco. Outros simplesmente desmaiar onde se sentaram ou vomitar sobre os clientes na fila da frente. Mesmo aguerrido General George Patton, que assistiu uma performance durante a Segunda Guerra Mundial, admitiu que sentiu um pouco enjoada com o que viu. Ele pode ou não ser significativo mencionar que Hermann Goering era um fã entusiasta do Grande Guignol.


Seis noites por semana e incluindo os domingos à tarde, frequentadores de teatro em Paris foram brindados com a hora do sangue, decapitações, tortura e estripação. Os efeitos foram tão explícitos e tão realista que os médicos estavam sempre de plantão, pronto para administrar uma dose de conhaque para os fracos de coração.
 Plays foi adaptado livremente de clássicos de terror de autores como Edgar Allan Poe. Outros foram escritos especialmente para o Grand Guinol. The Mark of the Beast conta com a tortura de um leproso, com tochas acesas, The Experiment Horrible que apresentava uma cirurgia no cérebro de um dos personagens, The Lighthouse Keeper que estrangula o filho de raiva . Outras maneiras  explicitas de chocar o publico em destaque era necrofilia, lepra e sífilis.

Durante o auge da popularidade do teatro durante os anos 30 e 40 era crime fazer uma peça como Madhouse, escrito por André de Lorde, um dramaturgo descoberto por Maury e também conhecido como o "Príncipe do Terror", que, eventualmente, escreveu mais de 100 execuções para o Grande Guinol. Situado em um asilo de loucos, um detento adolescente que foi pronunciado curado exigências para ser liberado imediatamente. Razões para isso são encontradas em seus companheiros e pacientes, quase todos eles são maníacos homicidas, a maioria dos quais estão fisicamente deformados de alguma forma horrível. Pior, todos eles sofrem sob a ilusão de que a garota esconde um pássaro atrás de seus olhos, que deve ser libertado . Eles fazem o seu melhor para alcançar este objetivo, utilizando-se uma agulha de tricô .

Dois dos personagens assam o rosto do terceiro em um fogão quente. E tudo isso foi apenas o prólogo. O público ainda teve que experimentar o maníaco que gostava de desentranhamento de crianças,  feridas de bala  e sexo o suficiente para satisfazer até o mais parisiense cansado.

Os efeitos especiais  foram considerados um segredo comercial. Mesmo a fórmula para o sangue no palco estava muito bem guardada. "Gostamos do nosso sangue novo", disse um dos últimos gestores do teatro
 " É grudento . Nós sempre misturarmos com um novo lote antes de cada performance ".


Camille Choisy foi diretor do teatro 1914-1930 .Ele foi sucedido por Jack Jouvin, cuja falta de talento o focou no terror psicológico . Durante a guerra, o teatro foi gerido por British e o ator Alexander Dundas e sua esposa, uma comediante anglo-francesa que realizou sob o nome de Eva Berkson. Infelizmente, suas peças em destaque foram sobre as atrocidades nazistas e eles foram forçados a abandonar não só o teatro, mas a França por completo.Depois da guerra, os Dundases readquiriu o teatro. Eles acreditavam que o Grande Guignol era um local ideal para um ator principiante. "Nós nos sentimos", Eva disse, "que o Grande Guignol é a terra da melhor formação para os atores. Um ator com esta empresa pode realmente deixar-se ir nas emoções elementares" . 
  Esta foi certamente uma grande verdade para Paula Maxa ,que ficou famosa por seu poder de gritar até quase estourar os tímpanos da plateia.


Especializando-se em ser a vítima , isso mesmo , Paula Maxa tornou-se conhecida como "A mulher mais assassinada no mundo." Nos vinte anos após sua estréia, em 1917, ela havia sido assassinada mais de 10.000 vezes em pelo menos 60 maneiras diferentes e estuprada pelo menos 3.000 vezes. Isto incluiu a ser ( prepare-se a lista é longa ! )
Ela foi balead a,escalpelada, sodomizada, infectada, atormentada por demônios, afogada ,sequestrada, teve seus olhos furados, congelada, seus dedos foram comidos, cometeu suicídio ,estrangulada, estripada, estuprada, guilhotinada, enforcada, esquartejada, queimada, cortada em pedaços, envenenada, comida viva e em decomposição também. 
Tudo em duzentas noites seguidas, ela simplesmente decompondo-se no palco ... um dos efeitos durou apenas dois minutos para que ela transforma-se pouco a pouco em um cadáver .

Por outro lado, outra famosa Grand Guignol ator, Jean Goujet, morreu prematuramente, literalmente "queimado por sua própria violência."

A pós Guerra Mundial conseguiu fazer aThe Grand Guignol finalmente fechar as suas portas em 1962.

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